Shop Mobile More Submit  Join Login
Galera, eu recomendo este fanzine feito por essa moça muito esperta: SPY Project. LEIAM! :D

Entrevistada de hoje:

:iconkariesteves: Kari Esteves!




Karina Esteves, autora de S.P.Y. Project


AcaoMagazineFan: Seu nome, idade, profissão... enfim, apresente-se ;)
kariesteves: Karina Esteves (mas o pessoal me chama de Kari), 32 anos, Auxiliar administrativo (no momento desempregada =x), e desenhista e escritora de histórias. Uma pessoa que facilmente se perde numa multidão, mas sempre sabe onde chegar. =)

AcaoMagazineFan: Quando começou a se interessar por fanzines?
kariesteves: Faço quadrinhos desde os 10 anos, por influência dos animes e quadrinhos que lia na época (Assistia muito Macross, Zillion, e o mangá Mai, a Garota Sensitiva tinha sido lançado pela Abril Jovem em 91 se não me engano, e meu irmão que já era maior de 18 anos comprava pra mim... =P), mas só comecei a fazer em formato de fanzine mesmo com 17 anos. Com 19 anos lancei o meu primeiro fanzine, Wow!! Desde então, sempre desenhei e criei histórias.

AcaoMagazineFan: SPY Project conta a história de Karen, uma menina de tipo raro que foi criada isolada do mundo pelos pais, e que agora se encontra numa missão importante. Seu roteiro mistura 'shoujo' com 'shounen', porém a essência é voltada mais para as meninas. Por que escolheu o tema SCI-FI? Fale mais sobre ela.
kariesteves: Como eu mesma já comentei, os animes que me influenciaram na época a começar a desenhar eram todos dentro da temática SCI-FI. Acho que essa influência acabou me tornando uma fã do gênero e sempre gostei de explorar sentimentos humanos. Isso é bem a tendência do shoujo mangá mesmo. SPY era anteriormente The Rock (que título nada ha ver XD), e era bem mais shonen, pois eu não tinha um bom conhecimento de shoujo mangá até então. Comecei a ter maior e melhor contato com o shoujo mangá depois da popularização de scanlations, onde eu lia muitos mangás em espanhol. Isso enriqueceu muito os meus conhecimentos! Eu gosto dessa mistura entre shonen e shoujo, porque assim tanto homens quanto mulheres podem se sentir confortáveis ao ler o que escrevo.

AcaoMagazineFan: A história é um pouco confusa no início, porém se desenrola muito bem a partir do capitulo 5 (onde já nos habituamos aos bordões e personalidade dos personagens principais). O que pretende para a série daqui pra frente?
kariesteves: Hahahaha! Confesso que o início de SPY foi de certa forma mal contado, e peço desculpas aos leitores por isso. Deveria ter feito o primeiro capítulo com mais páginas e tirado algumas coisas desnecessárias ao roteiro. É por isso que pretendo refazer os primeiros capítulos de SPY, justamente para se ajustarem ao ritmo que a historia ganhou a partir do capítulo 5. Pretendo continuar a história seguindo esse estilo que ela adquiriu a partir do capítulo 5 mesmo, melhorando cada vez mais em roteiro e na arte. Logo o arco de apresentação termina, e logo teremos ação de verdade, com outros ingredientes! O capítulo 8 estará pronto em breve, aí vocês vão entender o que quero dizer. Espero não decepcionar.

AcaoMagazineFan: Além de SPY, que outros projetos são de sua autoria?
kariesteves: Tenho um romance mais maduro, Reflexus, (criada no ano de 2002) que conta a história de uma família de paulistanos descendentes de italianos, o pai Roberto, o filho mais velho Daniel, a filha do meio Amanda e a caçula Daisy, que se recuperam da perda trágica de Aurora, esposa e mãe, vítima da violência urbana. É uma história que explora bastante o cotidiano de família, escola, trabalho, e onde temas como sexo, drogas, preconceito são discutidos. Tenho também Amigos!, (criada no ano de 2001) que conta de uma forma mais leve a história de Karla Maria, Fernando, Letícia, Susana e Jean Pierre, que dividem suas histórias de vida, amizade, paixão, decepção... enfim, eles crescem juntos. E uma no estilo Mahou Shoujo, Thabita, com muita magia, diversão e mistérios!! A cabecinha aqui não pára. XD

:AcaoMagazineFan: E pro futuro, além de SPY?
kariesteves: Posso criar alguma história dentro do universo de SPY, já que o background é praticamente um conceito. Pensei em fazer uma espécie de continuação, mas alguns anos à frente, com outros personagens sendo principais. Como pode ver, gosto de SCI-FI e do universo que acabei criando. Pensei em criar algo mais maduro também, no estilo novela.

AcaoMagazineFan: Este seu fanzine que você lançou aos 19 anos, sobre o que era? Fale mais sobre ele. :D
kariesteves: Por incrível que pareça, era a primeira versão de SPY que eu havia desenhado!(Tinha um nome tétrico...) Influenciada por mangás de temática shonen e seinen, essa antiga versão era mais chucra, com palavrões, algumas cenas mais provocantes que as que SPY tem agora (me tornei especialista em fancervice nessa época XD). Além de, claro, os desenhos não terem o mesmo equilíbrio de hoje (imagine como era há 12 anos atrás... ainda tenho scans de desenhos daquele tempo, que feios XD).

AcaoMagazineFan: Entrevistei a Haru que também é fanzineira e vende seus fanzines 'fisicamente'. Pelo que entendi, você também faz e vende SPY impresso, em eventos. Como é vender fisicamente: se dá um bom lucro, ou quais vantagens você vê?
kariesteves: A venda física é algo que eu fazia antes mesmo de entrar no mundo digital, ou ter o meu blog. Havia ficado na geladeira depois de quase 10 anos, mas agora que resolvi fazer versões impressas de SPY e participar de eventos do gênero, posso dizer que a experiência é muito gratificante pelo reconhecimento do seu material, a chance de alcançar novos leitores, e o aumento da divulgação de ambos os lados. É muito gostoso você ver o pessoal comprando o seu material, e principalmente gostando do que leu. =)

AcaoMagazineFan: Seu estilo é, digamos, 'forte': você gosta muito do contraste de preto e branco, e usa pouco os tons de cinza, mas não deixa de ser delicado e harmonioso. Em que você se espelha no traço?
kariesteves: O meu estilo é bem retrô. Muitos olham e dizem que lembram mangás dos anos 80/90. Não consigo dizer a você em quem me espelho no traço, porque não encontro nada parecido com o que faço... Mas tem alguns desenhistas que me chamam atenção pela delicadeza e precisão. Gosto de Kosuke Fujishima (Ah! Megami Sama!), CLAMP (podem me xingar, mas eu gosto do atual minimalista delas, sem tanta poluição visual), Maki Enjouji (Hapi Mari, um mangá josei), Haruhiko Mikimoto (Macross), Kiyo Qjo (Trinity Blood e Zone 00), Masakazu Katsura (I's, Video Girl Ai, Zetman), Nobuhiro Watsuki (Kenshin, Busou Renkin), Eiichiro Oda (One Piece), Niwano Makoto (Majima Kun) e um dos veteranos que mais gosto, Go Nagai (o pai do Mazinger Z)... muita gente me influencia, pelo estilo, narrativa, traço... Passaria horas citando os que mais me influenciam... XD

AcaoMagazineFan: O que acha da revista Ação Magazine? Pretende mandar algo pra eles no futuro?
kariesteves: Eu gosto do projeto/iniciativa da Ação. Já estava mais do que na hora de alguém fazer uma revista assim aqui no Brasil. Espero e torço para que a revista cresça cada vez mais, e tenha o seu devido reconhecimento, tanto pela crítica, como pelo público (e torço também pra revista não se tornar uma panelinha de artistas quase famosos). Quanto a mandar trabalhos... bem, até me interessei pelo concurso. Só achei que fiquei sabendo em cima da hora demais para preparar algo dentro do preposto pela própria estrutura da revista (shonen). Quem sabe numa próxima oportunidade, né?

AcaoMagazineFan: Diga algo pra galera que vai ser seu zine, ou que já lê, ou que tá começando neste mundo, enfim... Mande seu recado ;)
kariesteves: Estou fazendo as páginas do capítulo 8 e logo ele estará no ar! Peço desculpas pela minha demora, mas agora, acho que finalmente consegui pegar o ritmo de novo. SPY voltou com tudo!! E pra quem ainda não conhece... Logo trarei algo bem legal pra vocês. Aguardem!!

AcaoMagazineFan: Contatos?
Email: mangakari@hotmail.com ou kari.esteves@live.com.
Blog: http://cantinhodakari.blogspot.com
DA: kariesteves
Facebook: Kari Esteves
Twitter: kariesteves




Se você tem um zine e gostaria de ser entrevistado(a) e divulgado, leia este post (acaomagazinefan.deviantart.com…) e saiba mais detalhes.
Add a Comment:
 
:iconjet-fidelis:
jet-fidelis Featured By Owner Mar 8, 2012  Hobbyist Artist
Opa bacana! Também sou um cara das antigas, tanto em projetos solo, como quando fazia parte do grupo <censurado>.

Confesso que estou pensando se volto a fazer zines impressos ou não. Dá uma trabalheira grande e pra compensar um pouco, você tem que ir em muitos eventos. E eu já tô bem velho pra isso. =/
Reply
:iconkariesteves:
kariesteves Featured By Owner Apr 20, 2012  Hobbyist Traditional Artist
Artista não envelhece, Jet. Fica experiente! XD

E vc tem q voltar a ativa SIM!!! Quero ver vc de voltaa!! o/
Reply
:iconblindred:
Blindred Featured By Owner Mar 6, 2012  Hobbyist Traditional Artist
Bem...
Estão falando das antigas ai...
Eu tbm sou das antigas...
O meu fanzine(Kamikaze) foi lançado em 2001...nossa muita agua por debaixo da ponte hein?
Mas Kari,
O teu mangá eu acompanho a muito tempo e tem um apuro tecnico e um roteiro muito além do que estamos acostumados a ver por ai na mangasfera brasileira...
Sucesso linda pq vc merece!!
Reply
:iconkariesteves:
kariesteves Featured By Owner Mar 7, 2012  Hobbyist Traditional Artist
Uau! Eu me lembro do teu zine! Q legaaal! *__*

Obrigada pelas palavras, realmente são muito importantes pra nós que sempre fizemos quadrinhos, mas com nosso diferencial. Valorizar uma história complexa, com personagens que praticamente respiram sozinhos pode ser algo que transforma a história em algo... Especial, talvez. Ainda tenho muita coisa pra aprender, mas dedicação nos ajudam a contornar os obstáculos, né? Eu watchei sua galery! Beijos!
Reply
:icononsana:
ONSANA Featured By Owner Mar 2, 2012  Professional General Artist
Vishy, meu coment ficou repetido! Esconde o excesso ai, produção!
Reply
:iconraphahardt:
raphahardt Featured By Owner Mar 4, 2012  Hobbyist Digital Artist
Opa, deixei pra dar volume de comentários hahaha ;P
Reply
:icononsana:
ONSANA Featured By Owner Mar 2, 2012  Professional General Artist
É muito bom ver companheiros das antigas ainda firmes na arte! No tempo que a gente começou a fanzinar, tudo era tão mais difícil, divulgação então era só por um milagre!
Fico muito feliz de ser sua 'sister' desde o começo e também por ter guardadas aqui comigo algumas de suas artes daquela época! #eutenhovcsnãotem
Wahahaha, a Kari-chan vale ouro e merece tudo de bom!
Reply
:icononsana:
ONSANA Featured By Owner Mar 2, 2012  Professional General Artist
Bom ver que mais companheiros das antigas não largaram o posto!
A gente que começou a fanzinar na cara e na coragem ainda nos anos 90, quando tudo era muito diferente e divulgação era quase um milagre! Me sinto muito feliz em sermos tão 'sister' desde aquela época! E de ainda ter guardadas aqui em casa as suas obras daquela época! #eutenhovcsnão tem wahahaha...Kari vale ouro e merece tudo de bom! =^o^=
Reply
:iconkariesteves:
kariesteves Featured By Owner Mar 7, 2012  Hobbyist Traditional Artist
Nós sabemos bem o q é isso, né Çana? Quanto tempo, hein?

Vc tem desenhos meus das antigas *__________* Isso é tão legaal, lembro das minhas brisadas com Rayearth e Saint Seiya... que no final ficou futurista, e depois... virou SPY XD Que coisa, hein? =x
Reply
:iconmarisol-maryline:
Marisol-Maryline Featured By Owner Mar 2, 2012  Hobbyist General Artist
Legal *--*
É bom saber dessas coisas (adoro makin of, os bastidores da produção) ^^
Agora me interessei em ler SPY Project.
Reply
:iconkariesteves:
kariesteves Featured By Owner Mar 1, 2012  Hobbyist Traditional Artist
Puxa XD Fico muito contente com a oportunidade de poder falar um pouco sobre o que faço! Espero que o pessoal goste! o/
Reply
:iconraphahardt:
raphahardt Featured By Owner Mar 4, 2012  Hobbyist Digital Artist
E foi um privilégio te entrevistar, moça ;)
Muito atenciosa e inteligente xD
Sucesso com SPY! o/
Reply
:iconkariesteves:
kariesteves Featured By Owner Mar 7, 2012  Hobbyist Traditional Artist
Obrigada pelo apoio, Rapha! ;D
Reply
:iconpaaf:
PAAF Featured By Owner Feb 26, 2012
Massa demais! Kari é companheira das antiga também, no caso, eu sou baby perto dela. hahahahhaa.
Mas curto mto o trampo dela e espero que ela consiga mtas realizaões com ele ainda
Reply
Add a Comment:
 
×

:iconacaomagazinefan: More from AcaoMagazineFan



More from DeviantArt



Details

Submitted on
February 26, 2012
Link
Thumb

Stats

Views
3,333
Favourites
0
Comments
14
×